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17-10-2011

Gestão comum dos transportes públicos é ideia interessante. Sistema pode ser bem explorado, diz Ribau Esteves.


Ribau Esteves revela que chegou a ter uma proposta da Câmara de Aveiro, no tempo de Alberto Souto, para uma gestão comum dos ...

Ribau Esteves revela que chegou a ter uma proposta da Câmara de Aveiro, no tempo de Alberto Souto, para uma gestão comum dos transportes.

O autarca de Ílhavo diz que nesse tempo recusou "pelo peso financeiro que representaria". Confissão de Ribau Esteves na conferência da Associação Comercial de Aveiro sobre os caminhos para sair da crise. "No meu primeiro mandato um vereador da Câmara de Aveiro, sob a presidência de Alberto Souto propôs-me essa ideia, os transportes urbanos de Ílhavo e Aveiro operarem em conjunto, mas a dimensão da operação em termos financeiros não era atraente para mim, nem pensar, respondi-lhes".

"Quero partilhar coisas com futuro e não estou interessado em partilhar coisas que não tem futuro", adiantou.

Sobre a hipótese de transportes intermunicipais na região de Aveiro, o autarca de Ílhavo diz que "o assunto volta à ordem do dia com o estudo que está em desenvolvimento". Lembra que o plano intermunicipal de mobilidade e transportes, um estudo adjudicado por quase meio milhão de euros (a entregar dentro de um ano), tem contributo prévio de técnicos da Câmara de Aveiro, a única que tem transportes colectivos na região. "A realidade dos transportes públicos na região é diferenciada, de cariz municipal e privado, mas pode haver uma conjugação que rentabilize as competências, explorar o sistema nos sítios onde ele possa ser explorado, onde há mais densidade populacional, mas temos também de ser solidários com as regiões do interior, onde os transportes não querem ir, mas onde nós queremos que eles vão, nomeadamente para tirar proveito da obrigação legal que as Câmaras Municipais tem, de fazer transporte escolar, a parceria pode dar boas boas respostas a programas e oportunidades que temos", concluiu.

Ribau Esteves lembra que o modelo terá de enquadrar transportes públicos e privados e envolver não só as zonas de maior densidade populacional "mas também zonas rurais".


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